domingo, 23 de agosto de 2009

A Sabedoria de Minhas Avós e Antepassadas.


Desde que me entendo por gente as matriarcas de minha família
sempre foram a voz ativa e a liderança à frente dos familiares.
Minha vó Zerinha mãe de meu Pai,foi um grande exemplo pra mim
de força e poder interior, Ela curandeira e xamã, descendente de indígenas
conhecedora de ervas encarou por inúmeras vezes a face da Ceifadora
e a cada encontro voltava mais sábia.Mesmo sem os movimentos
de seu corpo e sua voz eu a via como uma poderosa profetisa e a tinha
como minha heroína.

Já minha Avó Marli, Mãe de minha Mãe me mostra toda a delicadeza
e carinho que Héstia possui , com palavras doces nos faz mais acolhidos.

Vó Dalete é a mais tempestuosa de todas pois se desdobra até saber
que está tudo em ordem , é dona de si mesma e ousada como todas
as filhas de Oyá.Traz a seriedade e a benevolência estampadas na face
e de tudo o que eu já vi , Ouvi , E vivenciei posso sentir que a Deusa
me cobriu de Bençãos em colocar em minha vida:


Mulheres-Lobas

Mulheres-Lua

Mulheres-Deusas

Mulheres-Mulheres ...


Eternamente banhando as noites com nossos sonhos de Mulheres.





Oyá:Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá provém do rio de mesmo nome na Nigéria, país que faz parte da Iorubalândia, atualmente chamado de rio Níger. No entanto, não se trata de uma divindade das águas, mas da Senhora dos ventos, raios e tempestades, dona dos bambus, sendo suas oferendas feitas em bambuzais. Seu elemento é o fogo, seu metal é o cobre. Também chamada de Oya-Yánsàn.



Héstia:Héstia (ou Vesta, na mitologia romana) é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira.
Filha de Saturno e Cibele (na mitologia romana), filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas.

Nenhum comentário: